Momentos Mais Perturbadores em Transformers
Saudações Cybertronianas! É Halloween, e, para evocar as trevas deste dia reunimos alguns dos Momentos Mais Perturbadores em Transformers! 🎃
No universo de Transformers, batalhas colossais, tramas envolventes, conflitos políticos e, claro, nossos amontoados de metal gigantes favoritos são o que atraem os holofotes.
Contudo, quando a névoa do Halloween se espalha, emerge um lado raramente comentado, aquele onde o horror mecânico e o desconforto psicológico encontram morada entre engrenagens e circuitos em momentos perturbadores.
Hoje, deixamos de lado o brilho das latarias bem polidas para explorar ecos de medo, dor e escuridão que marcaram a saga. Mesmo em Cybertron, há sombras que preferem permanecer ocultas.
Alive

Apesar de seu tom mais leve, colorido e cartunesco, pensado mais no público infantil, Transformers Animated (2007) possuí um dos momentos mais perturbadores na franquia; a “morte” de Blurr.
Nos episódios TransWarped, Blurr descobre que Longarm Prime, na verdade, é Shockwave infiltrado. Blurr tenta alertar o Alto Conselho Autobot mas Shockwave o intercepta e o encurrala em uma câmara de compactação e ativa o mecanismo.
Blurr é esmagado vivo, reduzido a um cubo de metal e jogado em um incinerador! Pra piorar, uma página do script mostra com detalhes Blurr em formato de cubo e dá pra ver sua centelha brilhando ou seja, durante todo o tempo que esteve esmagado e quando foi incinerado Blurr estava VIVO.
Posteriormente a série mostraria que Blurr consegue sobreviver mas como foi cancelada… morreu.
Feed My Frankenstein

O Filme de 1986 teve cenas que marcaram e traumatizaram um geração, um delas é a cena de abertura. Ela mostra o planeta Lithone e seus habitantes levando sua vida normalmente; passeando, trabalhando, crianças correndo e brincando.
Até que, de repente, Unicron chega e começa a consumir o planeta. Vemos os habitantes correndo desesperados por suas vidas em meio a detritos de pedra e metal, sendo sugados e transformados em energia; homens, mulheres, crianças, nada escapa à fome de Unicron. Dá até pra ouvir barulhos de mordida na cena.
Zombie

Ainda no filme de 1986, muitos personagens queridos da fase G1 morrem (Ironhide, Ratchet, Prowl, Wheeljack, entre outros) incluindo o próprio Optimus Prime.
Optimus é ferido mortalmente por Megatron e, sem esperança de sobreviver, passa a Matriz da Liderança para Ultra Magnus e então desliga lentamente, os olhos apagando e suas cores azul e vermelho se escurecendo, marcando sua morte. Um momento extremamente impactante para os fãs.
Contudo, de volta à série, no episódio Dark Awakening, os Quintessons recuperam seu corpo e o reanimam como uma marionete sem alma para usar contra os Autobots. Ele surge com o corpo danificado, olhar vazio e comportamento agressivo; nada além de um zumbi irracional.
The Empyrean Suite

No arco Speak, Memory! (Part 2), Skids tem sua mente invadida por Sunder (lembre-se bem desse nome) e revive memórias reprimidas de seu tempo na prisão Grindcore.
Skids foi colocado para trabalhar na câmara de teletransporte de Grindcore, usando suas habilidades para reparar os sistemas danificados. Em troca, o comandante Tarn prometeu teletransportar 50 prisioneiros para fora da prisão. Quando chegou a hora, o comandante deu a Skids um dos 50 lugares. Skids pediu para deixar Quark, seu colega de cela ir em seu lugar, e Tarn concordou em deixar ambos partirem com os 50 prisioneiros.

Dentro da câmara, porém, os prisioneiros descobriram que o teletransportador era, na verdade, uma câmara de fundição. Tarn põe uma música muito alta para tocar, teletransporta Skids para o seu lado e o força a assistir enquanto Quark e os outros eram derretidos e transformados em matéria-prima, com os gritos de dor e desespero abafados pela música The Empyrean Suite.
Dust in the Wind

No filme Transformers – Dark of the Moon, Sentinel Prime trai os Autobots e atira covardemente em Ironhide pelas costas com uma arma de Ferrugem Cósmica; um microrganismo capaz de devorar metais cybertronianos. Ironhide é corroído até a morte e seus restos viram poeira oxidada ao vento. Uma das morte mais brutais dos filmes.
Fucking Hostile

Ah, Bumblebee… por trás de um rostinho amigável e um jeitinho fofo existe uma criatura sedenta por carnificina!
Em Revenge of the Fallen durante sua luta com Rampage, Bumblebee é atacado sorrateiramente por Ravage. Em um ataque digno de um fatality de Mortal Kombat, Bee tira Ravage de suas costas e ARRANCA SUA MEDULA ESPINHAL COM AS MÃOS! Como se não bastasse toda essa brutalidade, ele ainda usa a medula para atacar o Rampage. Absolute Cinema!
Bodies

Durante a trama de Escalation/Devastation, Sunstreaker é capturado pela organização Machination e usado em experimentos científicos. Ele é decapitado, e seu corpo serve como modelo para criar clones. O lado mais sombrio? A cabeça de Sunstreaker continua viva… implorando por sua morte.
Twisted Transistor

Um dos momentos mais traumatizantes da franquia aconteceu nas mãos da Marvel Comics. Durante os eventos de Skin Deep, Megatron e Ratchet são dados como mortos após um acidente envolvendo um portal transdimensional.
Posteriormente, em The Pri¢e of Life!, uma sonda enviada por Nightbeat recupera uma criatura que logo percebem se tratar de Ratchet e Megatron… fundidos! Aparentemente, o acidente havia unido os dois em uma monstruosidade grotesca, desfigurada e completamente descontrolada.
Posteriormente, Fixit conseguiu restaurá-los às suas formas originais, mas não antes de deixar os Autobots e os leitores marcados por essa visão medonha.
The Scientist

Shockwave é, sem dúvida, um dos melhores personagens da franquia. Mas ele nem sempre foi frio e calculista, nem tinha a aparência que conhecemos.
Nos quadrinhos da IDW, somos apresentados a Senator Shockwave, um membro energético, expressivo e bem-intencionado do corrupto Senado Cybertroniano, que frequentemente se opunha às decisões do congresso.
Durante certo evento, Senator Shockwave foi preso pelos funcionalistas e submetido ao Shadowplay, um processo que altera a personalidade de um indivíduo. Porém, ele passou por uma versão muito mais intensa do Shadowplay e foi privado de qualquer emoção.
Por fim, Shockwave foi submetido à Empurata, uma prática cruel e sombria usada antigamente para marcar na sociedade indivíduos indesejáveis de forma muitas vezes racista e preconceituosa.
Sua cabeça e mãos foram removidas e substituídas por partes genéricas, como a cabeça com um único olho que passou a caracterizá-lo.
Brain Damage

Agora chegamos à bizarrice em pessoa. Nas HQs da IDW, Sunder foi um mnemocirurgião brilhante de Cybertron, mas sua mente foi corroída por seu próprio domínio sobre memórias, levando-o à loucura e ao massacre, ganhando o título de Estripador de Tetrahex.
Traído por seu irmão de centelha e preso, ele evoluiu seus poderes ao ponto de invadir mentes à distância, escapando ao fazer guardas simplesmente esquecerem de trancar as portas.
Ao lado do psicólogo Froid, formou uma parceria doentia: Sunder se alimentava das memórias e segredos mais sombrios das vítimas e as fazia reviver suas piores memórias de novo e de novo em um loop.

Enquanto Froid o estudava, ele arrancou seus olhos, usando-os como colar, para tentar controlar a fome de Sunder. Ele era mantido confinado dentro do corpo reconstruído de seu próprio irmão, transformado em nave-prisão.
Quando voltou a agir, revelou uma habilidade ainda mais horrenda: apagar o instinto de transformação dos Transformers, forçando seus corpos a tentar mudar de forma sem saber como; um processo que os retorcia, despedaçava e literalmente os rasgava de dentro pra fora, reduzindo muitos a massas de metal distorcido.
Sua carnificina marcou a Lost Light com cadáveres deformados e mentes despedaçadas, até que foi finalmente eliminado por um ataque dos Guardiões Ômega.

Gostou do artigo? Comente abaixo sua opinião e sinta-se a vontade para compartilhar esse artigo.


